Capítulo 9

Escolher um momento marcante da história (com citação alusiva / indicação da página) e justificar a escolha
O momento que mais marcou foi quando o João morreu. Já lemos muitos livros nos quais há personagens principais ou secundárias que morrem, e, cada vez, o autor passa muito tempo exprimindo os sentimentos do narrador, insistindo sobre o fato que ele/ela está devastado e que a morte dessa pessoa partiu seu coração. Estamos acostumados a essas profusões sentimentais, por isso ficámos pasmados quando vimos o que nos pareceu ser uma suposta indiferença do Tonho em relação à morte do João. Compreendemos que é uma maneira de insistir subtilmente sobre o horror da situação e o choque do Tonho, mas ainda assim isso nos marcou muito. 

Justificação do título da obra a partir do capítulo lido


Identificação da mensagem da novela como um todo



   A mensagem principal desta novela é que mesmo que a realidade seja dura e triste – nesta obra Tónho perdeu sua inocência, ficou desiludido perante a realidade, viveu uma infância escravizada – há sempre esperança, não devemos esquecer que em todas as situações – até as mais deseperadas –podemos encontrar compaixão, amizade e amor. Assim, esta obra contém uma mensagem de amor muito poderosa.


Identificação da crítica social presente no capítulo





Identificação da atualidade da mensagem no capítulo 



Hoje em dia a escravidão ainda está muito presente, não na forma de vender e comprar escravos negros, mas numa outra forma de escravidão chamada a “escravidão moderna”. Como acontece neste livro, as pessoas pobres (com dificuldades) são atraídas com propostas de trabalho bem pago, mas afinal é um trabalho bastante duro onde são obrigados a ficar devido às dívidas que vão acumulando infinitamente e às quais não conseguem escapar. Outro tipo de escravidão – que é um dos temas do livro - é a escravidão infantil em que as crianças são obrigadas a trabalhar para “enriquecer” (ilusão de Tonho), enquanto na verdade só estão enriquecendo outras pessoas; ou porque são obrigados por membros da família ou porque foram raptados, ou ainda pura e simplesmente enganados (como acontece no livro).


Esquematização das ideias do capítulo


Escolher imagens caracterizadoras do capítulo e da sua mensagem


Escolher uma frase do capítulo onde o estilo é particularmente expressivo e explicar essa expressividade


Fazer o retrato físico e psicológico do Tonho no capítulo (com levantamento de citações)


Fazer duas perguntas de escolha múltipla (para integrar o questionário da exposição) cuja resposta possa ser dada a partir da leitura do esquema feito para o capítulo  


Arranjar um título para o capítulo esquematizado





4)  O grupo colabora na montagem da exposição no CDI da escola afixando o(s) seu(s) cartaz(es) e ajudando os colegas no que for necessário (7-5-2015, entre as 15:15 e as 17:05)

DA + OP

Sem comentários:

Enviar um comentário