Escolher um momento marcante da
história (com citação alusiva / indicação da página) e justificar a
escolha
Justificação do título da obra a partir do capítulo lido
Identificação da mensagem da novela como um todo
Identificação da crítica social presente no capítulo
Identificação da atualidade da mensagem no capítulo
Esquematização das ideias do capítulo
Escolher imagens caracterizadoras do capítulo e da sua mensagem
Escolher uma frase do capítulo onde o estilo é particularmente expressivo e explicar essa expressividade
Fazer o retrato físico e psicológico do Tonho no capítulo (com levantamento de citações)
Fazer duas perguntas de escolha múltipla (para integrar o questionário da exposição) cuja resposta possa ser dada a partir da leitura do esquema feito para o capítulo
Arranjar um título para o capítulo esquematizado
O momento que mais marcou foi quando o João
morreu. Já lemos muitos livros nos quais há personagens principais ou
secundárias que morrem, e, cada vez, o autor passa muito tempo exprimindo os
sentimentos do narrador, insistindo sobre o fato que ele/ela está devastado e
que a morte dessa pessoa partiu seu coração. Estamos acostumados a essas profusões
sentimentais, por isso ficámos pasmados quando vimos o que nos pareceu ser uma suposta indiferença do Tonho em
relação à morte do João. Compreendemos que é uma maneira de insistir subtilmente
sobre o horror da situação e o choque do Tonho, mas ainda assim isso nos marcou
muito.
Justificação do título da obra a partir do capítulo lido
Identificação da mensagem da novela como um todo
A mensagem principal desta novela é que
mesmo que a realidade seja dura e triste – nesta obra Tónho perdeu sua inocência,
ficou desiludido perante a realidade, viveu uma infância escravizada – há sempre
esperança, não devemos esquecer que em todas as situações – até as mais
deseperadas –podemos encontrar compaixão, amizade e amor. Assim, esta obra
contém uma mensagem de amor muito poderosa.
Identificação da crítica social presente no capítulo
Identificação da atualidade da mensagem no capítulo
Hoje
em dia a escravidão ainda está muito presente, não na forma de vender e comprar
escravos negros, mas numa outra forma de escravidão chamada a “escravidão
moderna”. Como acontece neste livro, as pessoas pobres (com dificuldades) são
atraídas com propostas de trabalho bem pago, mas afinal é um trabalho bastante
duro onde são obrigados a ficar devido às dívidas que vão acumulando infinitamente
e às quais não conseguem escapar. Outro tipo de escravidão – que é um dos temas
do livro - é a escravidão infantil em que as crianças são obrigadas a trabalhar
para “enriquecer” (ilusão de Tonho), enquanto na verdade só estão enriquecendo
outras pessoas; ou porque são obrigados por membros da família ou porque foram
raptados, ou ainda pura e simplesmente enganados (como acontece no livro).
Escolher imagens caracterizadoras do capítulo e da sua mensagem
Escolher uma frase do capítulo onde o estilo é particularmente expressivo e explicar essa expressividade
Fazer o retrato físico e psicológico do Tonho no capítulo (com levantamento de citações)
Fazer duas perguntas de escolha múltipla (para integrar o questionário da exposição) cuja resposta possa ser dada a partir da leitura do esquema feito para o capítulo
Arranjar um título para o capítulo esquematizado
4)
O grupo colabora na montagem da exposição no CDI da escola afixando
o(s) seu(s) cartaz(es) e ajudando os colegas no que for necessário (7-5-2015, entre as 15:15 e as 17:05)
DA + OP
DA + OP
Sem comentários:
Enviar um comentário