Capítulo 13


Escolher um momento marcante da história (com citação alusiva / indicação da página) e justificar a escolha


O momento mais delicado e marcante para nós nesta história encontra-se nas páginas 69 e 70: “De volta a casa, fui recebido pelo sorriso da dona Zefinha indagando de minha fome. “ Está na hora de almoçar, meu menino. Fiz uma macarronada com queijo ralado, você gosta?” Fiz sim com a cabeça, mas não sabia direito como seria aquilo. Foi a primeira vez que sentei à mesa diante de um prato. Minha mãe, meus irmãos, minha vó Tonha, rostos distantes na névoa. Comi calado, sem jeito, mas adorando aquele gosto bom. Repeti e ainda tomei um copo de refresco de laranja. Pra minha surpresa, ela ainda me deu um pedaço de pudim. Sorri agradecido. “ Que coisa boa ver o meu menino assim, ganhando cor. Você quer começar a ir pra escola? Falei com a dona Lourdes, a diretora, e ela disse que não tem problema. As aulas já começaram, mas que dariam aula de reforço pra você acompanhar a turma. Se quiser pode começar amanhã, você quer?” Fiz que sim com a cabeça e ela me abraçou. “ Então fica combinado. Vou lá ver o que preciso comprar de material. Quer vir comigo?” Saiu um sim, em forma de “rum rum”, da minha garganta. E ambos rimos. Comecei a sentir dentro de mim alguma coisa boa que voltava quando ela me deu a mão e seguimos juntos para a escola.”
Este momento foi a parte do livro que nos tocou mais, pois neste excerto podemos ver o poder que o amor de uma pessoa pode fazer noutra. Dona Zefinha consegue mostrar a Tonho que ainda existe amor e carinho no mundo, e nunca se cansa a cuidar deste pobre rapaz, que devido a um sonho nobre, acabou na miséria. Com esta citação podemos concluir também que o amor de mãe, mesmo não sendo biológica, pode fazer milagres e dar-nos confiança. Isto mostra, por isso, o quão importante uma mãe é na nossa vida, muitas vezes elas têm de ser incansáveis com os filhos, aguentando birras, manias, dias bons e dias maus e problemas para os quais infelizmente não conseguirão sempre arranjar solução. É devido à dona Zefinha e a Rê que Tonho consegue recuperar a confiança nos seres humanos e ter alegria em viver outra vez, sem medo, sem traumas. Com esta transcrição e com este livro podemos perceber que só precisamos do tipo de amor certo para curar certos problemas, e na nossa opinião, achamos isso muito bonito.


Justificação do título da obra a partir do capítulo lido


Identificação da mensagem da novela como um todo


Identificação da crítica social presente no capítulo


Identificação da atualidade da mensagem no capítulo 

A mensagem deste capítulo é atual, pois ainda hoje conseguimos ver que o amor consegue sarar as feridas emocionais e físicas muito duras.  

Esquematização das ideias do capítulo


Escolher imagens caracterizadoras do capítulo e da sua mensagem


Escolher uma frase do capítulo onde o estilo é particularmente expressivo e explicar essa expressividade


Fazer o retrato físico e psicológico do Tonho no capítulo (com levantamento de citações)


Fazer duas perguntas de escolha múltipla (para integrar o questionário da exposição) cuja resposta possa ser dada a partir da leitura do esquema feito para o capítulo  


Arranjar um título para o capítulo esquematizado



4)  O grupo colabora na montagem da exposição no CDI da escola afixando o(s) seu(s) cartaz(es) e ajudando os colegas no que for necessário (7-5-2015, entre as 15:15 e as 17:05)


BF + MA

Sem comentários:

Enviar um comentário