Escolher um momento marcante da
história (com citação alusiva / indicação da página) e justificar a
escolha
Justificação do título da obra a partir do capítulo lido
Identificação da mensagem da novela como um todo
Identificação da crítica social presente no capítulo
Identificação da atualidade da mensagem no capítulo
Esquematização das ideias do capítulo
Escolher imagens caracterizadoras do capítulo e da sua mensagem
Escolher uma frase do capítulo onde o estilo é particularmente expressivo e explicar essa expressividade
Fazer o retrato físico e psicológico do Tonho no capítulo (com levantamento de citações)
Fazer duas perguntas de escolha múltipla (para integrar o questionário da exposição) cuja resposta possa ser dada a partir da leitura do esquema feito para o capítulo
Arranjar um título para o capítulo esquematizado
EE + DV
TAREFAS A REALIZAR PELO GRUPO E DATAS DE ENTREGA DOS DIFERENTES TRABALHOS:
1) Formular 2 perguntas sobre a obra + escolher um momento marcante da história (com citação alusiva / indicação da página) e justificar a escolha (23-3-2015)
2) Ler e interpretar o capítulo realizando as seguintes tarefas em documento word (9-4-2015)
"Ela entrava pelos meus dedos dos pés, me fazendo cair várias
vezes."
Nesta frase, tirada do capítulo 4, podemos adivinhar que depois de
cair Tonho levantava-se de novo para continuar a caminhar, sem perceber porque caía tantas vezes. Portanto, é um menino muito ingénuo que não sabe bem para onde vai e
que segue o grupo na ignorância.
“[…] Aquela palavra escravo tinha ficado na
minha cabeça como um machado batendo sem cessar, abrindo o corte da derrubada.
Escravo, escravo, escravo, escravo… Marquês de Marabá… Tentei não ficar
pensando. Eu precisava ser o Marquês de Marabá. Era tudo o que eu tinha.
Falaram que ali a gente tinha preço. A gente e as partes da gente. Que um braço
valia R$ 20, a mão sozinha R$ 5 […]”.
Nessa citação reparámos que o narrador muda
completamente de sentimento em relação ao início da história. A esperança que tinha tornou-se numa angústia e numa incompreensão. O narrador
está confuso com a maneira como falam dele, sente desilusão.
Justificação do título da obra a partir do capítulo lido
Identificação da mensagem da novela como um todo
Identificação da crítica social presente no capítulo
Identificação da atualidade da mensagem no capítulo
Escolher imagens caracterizadoras do capítulo e da sua mensagem
Escolher uma frase do capítulo onde o estilo é particularmente expressivo e explicar essa expressividade
Fazer o retrato físico e psicológico do Tonho no capítulo (com levantamento de citações)
Fazer duas perguntas de escolha múltipla (para integrar o questionário da exposição) cuja resposta possa ser dada a partir da leitura do esquema feito para o capítulo
Arranjar um título para o capítulo esquematizado
EE + DV
TAREFAS A REALIZAR PELO GRUPO E DATAS DE ENTREGA DOS DIFERENTES TRABALHOS:
1) Formular 2 perguntas sobre a obra + escolher um momento marcante da história (com citação alusiva / indicação da página) e justificar a escolha (23-3-2015)
2) Ler e interpretar o capítulo realizando as seguintes tarefas em documento word (9-4-2015)
a) Justificação do título da obra a partir do capítulo lido
b) Identificação da mensagem da novela como um todo
c) Identificação da crítica social presente no capítulo
d) Identificação da atualidade da mensagem no capítulo
e) Esquematização das ideias do capítulo
f) Escolher imagens caracterizadoras do capítulo e da sua mensagem
g) Escolher uma frase do capítulo onde o estilo é particularmente expressivo e explicar essa expressividade
h) Fazer o retrato físico e psicológico do Tonho no capítulo (com levantamento de citações)
i)
Fazer duas perguntas de escolha múltipla (para integrar o questionário
da exposição) cuja resposta possa ser dada a partir da leitura do
esquema feito para o capítulo
j) Arranjar um título para o capítulo esquematizado
3) Entrega do trabalho em português e francês realizado em cartaz
(retirar a cartolina junto da secretária da Secção) para ser afixado no CDI (6-5-2015).
4)
O grupo colabora na montagem da exposição no CDI da escola afixando
o(s) seu(s) cartaz(es) e ajudando os colegas no que for necessário (7-5-2015, entre as 15:15 e as 17:05)
Sem comentários:
Enviar um comentário