Capítulo 2


Escolha justificada de citação marcante retirada da obra.




Justificação do título da obra a partir do capítulo lido

Acho que podemos justificar o título da obra a partir deste capítulo por sentirmos que há algo errado na proposta do gato Barbosa feita num local onde há meninos pobres jogando à bola na rua. Tonho quer seguir o gato Barbosa para enriquecer numa fazenda, mas o seu amigo João não quer e isso dá origem a que se fale do pai de João que também foi em tempos trabalhar numa fazenda e nunca mais voltou para junto da família. Não se fala de escravidão, mas refere-se vagamente um trabalho numa fazenda…  


Identificação da mensagem da novela como um todo

Na vida, quando se é demasiado ingénuo, uma pessoa acaba por ser surpreendida. Nesse capítulo Tonho só vai para a fazenda porque quer, mas se ele tivesse mais cultura e não fosse tão ingénuo, a sua vida teria continuado igual e não teria sido enganado pelo gato Barbosa que só queria enganar gente pobre. Portanto a mensagem é um aviso que nos diz para ficarmos atentos àquilo que nos rodeia.  
Identificação da crítica social presente no capítulo 

A crítica social que se faz aqui é à condição das famílias pobres. “O dinheiro, quase nada, não dava pro muito pouco” (p. 14). Eles eram muitos, e pobríssimos o que os impedia de viver «corretamente» e os tornava particularmente influenciáveis por gente mal-intencionada.  

Identificação da atualidade da mensagem no capítulo

Tanto este capítulo (como o livro inteiro) é um conto que infelizmente ainda é de atual. No nosso encontro com a autora Ieda de Oliveira, ela contou-nos que esta história é baseada em fatos verdadeiros e que a história de Tonho acontece a muitos meninos ainda hoje no Brasil. Por isso a mensagem e a crítica supra referidas podem perfeitamente ser validadas nos dias de hoje.  
Esquematização das ideias do capítulo


Escolher imagens caracterizadoras do capítulo e da sua mensagem





Esta primeira imagem pode representar a vida de João e Tonho antes de conhecer o gato Barbosa, no início do capítulo. Mesmo sendo pobres pareciam meninos felizes.



Esta imagem que representa um menino sonhando é perfeita para a representação de Tonho, pois naquela nuvem por cima da sua cabeça, Tonho tinha o sonho de enriquecer para ter uma vida melhor.


Esta imagem representa ela a partida de João e Tonho. Ela corresponde muito bem ao capítulo porque vemos dois meninos caminhando para o além e tal como o protagonista e o amigo não parecem ter destino certo.  

Escolher uma frase do capítulo onde o estilo é particularmente expressivo e explicar essa expressividade


Fazer o retrato físico e psicológico do Tonho no capítulo (com levantamento de citações) 

A primeira caracterização que podemos fazer de Tonho é a sua ambição pois ele quer logo ir para a fazenda a fim de enriquecer o que mostra que ele tem objetivos na vida : “Falei para o João que a gente tinha que ir com ele naquela carreta de qualquer jeito” (p.14).  Além disso, o fato de ele querer levar o João com ele pode mostrar a sua generosidade pois ele quer enriquecer junto com o amigo e não pensa só nele. O que nos prova também esse aspeto da sua generosidade é outra vez a sua partida, pois ele faz aquilo com o objetivo de ficar rico e talvez poder ajudar a sua família. Apesar disso tudo talvez possamos dizer que ele é ingénuo pois deixa-se levar pela conversa do Gato Barbosa: “Era o Gato Barbosa. Estava ali pra ajudar todo o mundo a ficar rico.” (p.13).  

Fazer duas perguntas de escolha múltipla (para integrar o questionário da exposição) cuja resposta possa ser dada a partir da leitura do esquema feito para o capítulo 


Por que é que Tonho estava tão feliz por ir com o Gato Barbosa :

 - queria muito enriquecer.

 - queria livrar-se da família.

 - queria descobrir um mundo novo.
 

Arranjar um título para o capítulo esquematizado


O título do capítulo poderia ser : O sonho de Tonho: enriquecer!


4)  O grupo colabora na montagem da exposição no CDI da escola afixando o(s) seu(s) cartaz(es) e ajudando os colegas no que for necessário (7-5-2015, entre as 15:15 e as 17:05)

MX + LP

Sem comentários:

Enviar um comentário