As Cores da Escravidão: uma obra







Tonho, um adolescente pobre de 12 anos, vive no interior do Brasil final do século XX. Vivia no seio de uma família numerosa e adorava a avó porque ela lhe contava histórias e isso fazia-o sonhar. A sua história preferida era a história do Gato das Botas: Tonho imaginava-se a receber de herança um gato que o tornaria rico. Certo dia, no sítio pobre onde vivia chegou um gato que aliciava a população para ir ganhar dinheiro trabalhando numa fazenda. Convenceu a mãe e a mãe do seu amigo João e seguiram o gato até à fazenda. Nesse local viu-se rodeado de gente que trabalhava sem receber salário. O amigo vai morrer e ele vai acabar por ser acusado de roubo e é espancado. Tonho consegue fugir e é encontrado por uma família que o ajuda a recuperar a felicidade e a ultrapassar o trauma por que passou. Decide por isso lutar contra a escravatura moderna de que foi vítima criando um blogue. Depois de casar e de ter um filho vai ao reencontro da sua família.




HF + LB


TAREFAS A REALIZAR PELO GRUPO E DATAS DE ENTREGA DOS DIFERENTES TRABALHOS:


1) Formular 2 perguntas sobre a obra + escolher um momento marcante da história (com citação alusiva / indicação da página) e justificar a escolha (23-3-2015)

2) Apresentar a obra realizando as seguintes tarefas em documento word (9-4-2015)


a)  Justificação do título da obra

b)  Identificação da mensagem da novela

c)  Identificação da crítica social presente na novela

d)  Identificação da atualidade da mensagem da novela

e)  Interpretação da ilustração da capa

f)  Escolher imagens caracterizadoras da mensagem central da obra
g) Escolher uma frase da obra representativa da obra onde o estilo é particularmente expressivo e explicar essa expressividade


3) Entrega do trabalho em português e francês realizado em cartaz (retirar a cartolina junto da secretária da Secção) para ser afixado no CDI (6-5-2015).

4)  O grupo colabora na montagem da exposição no CDI da escola afixando o(s) seu(s) cartaz(es) e ajudando os colegas no que for necessário (7-5-2015, entre as 15:15 e as 17:05)

Sem comentários:

Enviar um comentário