Capítulo 1

Escolher um momento marcante da história (com citação alusiva / indicação da página) e justificar a escolha

“Um dia a gente estava jogando bola no campinho, quando começou a ver um mundo de gente passar com pressa. Fomos atrás. Tinha um homem falando alo e dizendo coisas muito boas. Que ele sabia onde tinha serviço bom pra todo mundo e que dava pra ganhar muito dinheiro. Olhei bem pra ele. Era grande, quase gordo, chapéu na cabeça, bigode fino e uns cabelos caídos nos ombros. Nas pernas, grandes botas. Era o Gato Barbosa. Estava ali pra ajudar todo mundo a ficar rico.” (p. 13).

Escolhemos essa citação, porque ela mostra um dos famosos jeitinhos dos “gatos”, dessas pessoas que aliciam para trabalho escravo sem falarem diretamente de escravatura. Esses “gatos” utilizam palavras que as pessoas gostam de ouvir (como, por exemplo, “esse trabalho vai te dar muito dinheiro”, “você ficará rico”), se vestem elegantemente para dar uma primeira imagem, positiva mas falsa. As pessoas acreditam na oferta de ótimas condições de vida e muito dinheiro e vão atrás ignorando o calvário que vão viver.


Justificação do título da obra a partir do capítulo lido


Identificação da mensagem da novela como um todo


Identificação da crítica social presente no capítulo


Identificação da atualidade da mensagem no capítulo 


Esquematização das ideias do capítulo


Escolher imagens caracterizadoras do capítulo e da sua mensagem


Escolher uma frase do capítulo onde o estilo é particularmente expressivo e explicar essa expressividade


Fazer o retrato físico e psicológico do Tonho no capítulo (com levantamento de citações)


Fazer duas perguntas de escolha múltipla (para integrar o questionário da exposição) cuja resposta possa ser dada a partir da leitura do esquema feito para o capítulo  


Arranjar um título para o capítulo esquematizado




TF + JS


4)  O grupo colabora na montagem da exposição no CDI da escola afixando o(s) seu(s) cartaz(es) e ajudando os colegas no que for necessário (7-5-2015, entre as 15:15 e as 17:05)

Sem comentários:

Enviar um comentário