Escolher um momento marcante da
história (com citação alusiva / indicação da página) e justificar a
escolha
Justificação do título da obra a partir do capítulo lido
Identificação da mensagem da novela como um todo
Identificação da crítica social presente no capítulo
Identificação da atualidade da mensagem no capítulo
Esquematização das ideias do capítulo
Escolher imagens caracterizadoras do capítulo e da sua mensagem
Escolher uma frase do capítulo onde o estilo é particularmente expressivo e explicar essa expressividade
Fazer o retrato físico e psicológico do Tonho no capítulo (com levantamento de citações)
Fazer duas perguntas de escolha múltipla (para integrar o questionário da exposição) cuja resposta possa ser dada a partir da leitura do esquema feito para o capítulo
Arranjar um título para o capítulo esquematizado
TF + JS
“Um dia a gente estava jogando bola no campinho,
quando começou a ver um mundo de gente passar com pressa. Fomos atrás. Tinha um
homem falando alo e dizendo coisas muito boas. Que ele sabia onde tinha serviço
bom pra todo mundo e que dava pra ganhar muito dinheiro. Olhei bem pra ele. Era
grande, quase gordo, chapéu na cabeça, bigode fino e uns cabelos caídos nos
ombros. Nas pernas, grandes botas. Era o Gato Barbosa. Estava ali pra ajudar
todo mundo a ficar rico.” (p. 13).
Escolhemos essa citação, porque ela mostra um dos famosos
jeitinhos dos “gatos”, dessas pessoas que aliciam para trabalho escravo sem falarem diretamente de escravatura. Esses “gatos” utilizam
palavras que as pessoas gostam de ouvir (como, por exemplo, “esse trabalho vai
te dar muito dinheiro”, “você ficará rico”), se vestem elegantemente para dar
uma primeira imagem, positiva mas falsa. As pessoas acreditam na oferta de ótimas condições de vida e muito dinheiro e vão atrás ignorando o calvário que vão viver.
Justificação do título da obra a partir do capítulo lido
Identificação da mensagem da novela como um todo
Identificação da crítica social presente no capítulo
Identificação da atualidade da mensagem no capítulo
Escolher imagens caracterizadoras do capítulo e da sua mensagem
Escolher uma frase do capítulo onde o estilo é particularmente expressivo e explicar essa expressividade
Fazer o retrato físico e psicológico do Tonho no capítulo (com levantamento de citações)
Fazer duas perguntas de escolha múltipla (para integrar o questionário da exposição) cuja resposta possa ser dada a partir da leitura do esquema feito para o capítulo
Arranjar um título para o capítulo esquematizado
TF + JS
4)
O grupo colabora na montagem da exposição no CDI da escola afixando
o(s) seu(s) cartaz(es) e ajudando os colegas no que for necessário (7-5-2015, entre as 15:15 e as 17:05)
Sem comentários:
Enviar um comentário